traduza este blog

TV Dominical

INTRODUÇÃO APOCALIPSE

INTRODUÇÃO
APOCALIPSE 1:1-8

  1. Revelação de Jesus Cristoque Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio de seu anjo, notificou ao seu servo João,
  2. o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu.
  3. Bem aventurados aqueles que lêem e aquele
    Mas vivemos momentos que a revelação do livro do apocalipse se torna ... | http://setimoportal.wordp...
    s que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.
  4. João, às sete igrejas que se encontram na Ásiagraça e paz a vós outrosda parte daquele que é, que era e que há de virda parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono
  5. e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunhao Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terraÀquele que nos amae, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados,
  6. e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!
  7. Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!
  8. Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.

"Revelação de Jesus Cristo"
O termo "revelação" é a tradução do original grego "apokalypsis", e significa "tirar o véu". Esta mesma palavra já foi usada dezoito vezes no Novo Testamento, entre elas:

  • Lucas 2:32
    "luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel."
  • Gálatas 1:12
    "porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo."
  • 2 Tessalonicenses 1:7
    "e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder..."
  • 1 Pedro 1:7
    "para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;"

Portanto, o objetivo do livro de Apocalipse é tirar o véu de Jesus Cristo a todos, ou seja, este livro é a plena revelação de Jesus Cristo em sua glória e poder.

"... que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer..."
O livro de Apocalipse não somente revela a Jesus Cristo, mas também enfatiza os acontecimentos que estão ainda por vir.

"...e que ele, enviando por intermédio de seu anjo, notificou..."
Jesus envia a revelação a João através de seu anjo. Este texto deixa claro o desejo de Jesus em revelar o futuro da humanidade. Este texto também é a prova de que o livro de Apocalipse deve ser interpretado literalmente, ao contrário do que dizem os eruditos.

"...ao seu servo João..."
João foi quem escreveu o livro de Apocalipse. Ele era o apóstolo líder em toda a Ásia menor, especialmente na região de Éfeso. João, assim como previu Jesus, sobreviveu a todos os outros apóstolos, conforme está em João 21:20-24:

"Então, Pedro, voltando-se, viu que também o ia seguindo o discípulo a quem Jesus amava, o qual na ceia se reclinara sobre o peito de Jesus e perguntara: Senhor, quem é o traidor? Vendo-o, pois, Pedro perguntou a Jesus: E quanto a este?

Respondeu-lhe Jesus: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me. Então, se tornou corrente entre os irmãos o dito de que aquele discípulo não morreria. Ora, Jesus não dissera que tal discípulo não morreria, mas: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?

Este é o discípulo que dá testemunho a respeito destas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro."

O evangelho de João foi escrito por volta de 85 d.C. e o livro de Apocalipse, cerca de 10 anos depois.

"... o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo quanto a tudo o que viu..."
João foi o último dos doze apóstolos, o que faz desta revelação uma revelação única de Jesus Cristo e do plano de Deus maravilhoso para a humanidade. Isto faz o livro de Apocalipse o melhor encerramento possível para os 66 livros da Bíblia.


Postar um comentário