traduza este blog

TV Dominical

DAVI E O SEU SUCESSOR ENSINO PARA METRES E ALUNOS

DAVI E O SEU SUCESSOR

Leitura Bíblica: I Cr 28.4-8
Lição 12 - 20/12/2009
Texto Bíblico: I Cr 22.9 Eis que o filho que te nascer será homem de repouso; porque repouso lhe hei de dar de todos os seus inimigos em redor; portanto, Salomão será o seu nome, e paz e descanso darei a Israel nos seus dias.

A QUALIFICAÇÃO PARA UM SUCESSOR DE UM REINADO VITORIOSO

1. UM SUCESSOR PARA A EXALTAÇÃO DA DINASTIA DAVÍDICA

* Antes do nascimento ele foi confirmado - I Cr 22.9a Eis que o filho que te nascer será homem de repouso; porque repouso lhe hei de dar de todos os seus inimigos em redor; Jr 1.5 Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.
* Antes do nascimento ele foi identificado - I Cr 22.9b Salomão será o seu nome, Mt 1.21 E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
* Antes do nascimento ele foi assegurado - I Cr 22.9c e paz e descanso darei a Israel nos seus dias. Gn 17.19 E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele.

2. UM SUCESSOR PARA A RENOVAÇÃO DA DINASTIA DAVÍDICA

* O critério de escolha é uma prerrogativa divina - I Cr 28.4 E o SENHOR Deus de Israel escolheu-me de toda a casa de meu pai, para que eternamente fosse rei sobre Israel; porque a Judá escolheu por soberano, e a casa de meu pai na casa de Judá; e entre os filhos de meu pai se agradou de mim para me fazer reinar sobre todo o Israel. At 9.15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.
* O critério de chamada é uma prerrogativa divina - I Cr 28.5 E, de todos os meus filhos (porque muitos filhos me deu o SENHOR), escolheu ele o meu filho Salomão para se assentar no trono do reino do SENHOR sobre Israel. Is 44.28 Que digo de Ciro: É meu pastor, e cumprirá tudo o que me apraz, dizendo também a Jerusalém: Tu serás edificada; e ao templo: Tu serás fundado.
* O critério de designar é uma prerrogativa divina - I Cr 28.6 E me disse: Teu filho Salomão, ele edificará a minha casa e os meus átrios; porque o escolhi para filho, e eu lhe serei por pai. E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

3. UM SUCESSOR PARA A ETERNIZAÇÃO DA DINASTIA DAVÍDICA

* A continuidade das bençãos divinas se distinguem pela obediência - I Cr 28.7 E estabelecerei o seu reino para sempre, se perseverar em cumprir os meus mandamentos e os meus juízos, como até ao dia de hoje. Dt 28.13 E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.
* A sustentação dos projetos divinos se confirmam pela fidelidade - I Cr 28.8a Agora, pois, perante os olhos de todo o Israel, a congregação do SENHOR, e perante os ouvidos de nosso Deus, guardai e buscai todos os mandamentos do SENHOR vosso Deus, Sl 25.10 Todas as veredas do SENHOR são misericórdia e verdade para aqueles que guardam a sua aliança e os seus testemunhos.
* O cumprimento das promessas divinas se revelam pela prosperidade - I Cr 28.8b para que possuais esta boa terra, e a façais herdar a vossos filhos depois de vós, para sempre. I Cr 29.23 Assim Salomão se assentou no trono do SENHOR, como rei, em lugar de Davi seu pai, e prosperou; e todo o Israel lhe obedecia.

Pr Adilson Guilhermel.PARCEIRO

http://www.pastorguilhermel.com.br

Postar um comentário