traduza este blog

TV Dominical

ESPÍRITO SANTO - aGENTE cAPACITADOR DA oBRA DE DEUS

Lição 4  - 24 de abril de 2011

Texto Áureo:  Lucas  24.49 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.

Leitura Bíblica em Classe - Lucas 24.46-49; Atos 1.4-8

Lucas 24.46-49

 

SÓ OS HABILITADOS PELO ESPÍRITO DÃO FRUTOS DIGNOS

 

1. TUDO QUE É REAL NA OBRA É PELA AÇÃO DO ESPÍRITO

* É o Espírito que nos capacita persuadir almas para salvação - Lucas 24.46 E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos,  I Coríntios 2.4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;

* É o Espírito que nos capacita na pregação da palavra de Deus - Lucas 24.47 E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.  2 Coríntios 3.5 Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,

* É o Espírito que nos capacita para testificarmos de Cristo - Lucas 24.48 E destas coisas sois vós testemunhas.  Atos 10.42 E nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos.  

2. TODO PODER OPERANTE NA OBRA É AÇÃO DO ESPÍRITO

* Ele é o agente que equipa os santos com as promessas divinas - Atos 1.4 E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Lucas 10.19 Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum
* Ele é o agente que distribui os dons do poder divino em nós - Atos 1.5 Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. I Coríntios 12.11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
3. TODA A REVELAÇÃO E INSTRUÇÃO É AÇÃO DO ESPÍRITO

* É o Espírito que ampliou a compreensão de um reino universal - Atos 1.6 Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? Marcos 16.15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
* É o Espírito que trabalha para inaugurar uma nova dispensação - Atos 1.7 E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mateus 24.36 Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.
* É o Espírito que comissiona os mensageiros por toda a terra - Atos 1.8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. Romanos 10.15 E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.


Obs: O esboço é elaborado seguindo o texto bíblico da lição.

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel.nosso parceiro
Fonte
 

Postar um comentário