traduza este blog

TV Dominical

PRESERVANDO A IDENTIDADE DA IGREJA


Lição 9 - 28 de agosto de 2011

 

Gospel Book: Lições Bíblicas - A Missão Integral da Igreja ... | http://gospel-book.blogspot.com/201...Texto Bíblico:  "Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em CRISTO" (2 Coríntios 11.3).

Leitura Bíblica em Classe: Atos 20.25 -32

 

CUIDADOS QUE PRESERVAM A IDENTIDADE DA IGREJA

 

1. NÃO SE DEIXE ENGANAR COM AS FALSAS DOUTRINAS  

* O verdadeiro doutrinador é o que zela pela mensagem que prega - Atos 20.25 - E, agora, na verdade, sei que todos vós, por quem passei pregando o Reino de DEUS, não vereis mais o meu rosto. II Coríntios 11.2 Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.

* O verdadeiro doutrinador é o que fala a verdade doa a quem doer - Atos 20.26 - Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos; Ezequiel 3.19 Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniqüidade, mas tu livraste a tua alma.

* O verdadeiro doutrinador prega só o que Deus põe no seu coração - Atos 20.27 - porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de DEUS.  I Coríntios 2.4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;

2. NÃO SE DEIXE ENGANAR COM OS FALSOS PASTORES  

* O fiel pastor é o que cuida; vigia e orienta o seu rebanho - Atos 20.28 - Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o ESPÍRITO SANTO vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de DEUS, que ele resgatou com seu próprio sangue. I Pedro 5.2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;

* O fiel pastor é o que alerta o rebanho dos falsos profetas - Atos 20.29 - Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho. II Coríntios 11.13 Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.

* O fiel pastor é o que vigia contra os divisores do rebanho - Atos 20.30 - E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. Romanos 16.17 E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.

3. FIQUE DO LADO DE QUEM VIVE A PALAVRA DE DEUS

* Os verdadeiros líderes se esforçam intercedendo pela igreja - Atos 20.31 - Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar, com lágrimas, a cada um de vós.  Hebreus 13.17 Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

* Os verdadeiros líderes se esmeram pela edificação da igreja - Atos 20.32 - Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a DEUS e à palavra da sua graça; a ele, que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados. I Coríntios 3.10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.

 

 

Obs: O esboço é elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição.

Pastor Adilson Guilhermel

 
 
 
 
fonte

Postar um comentário