traduza este blog

TV Dominical

LIDERANÇA EM TEMPOS DE CRISE


LIDERANÇA EM TEMPOS DE CRISE

Lição 2 - 09 de Outubro de 2011

Texto Bíblico: NEEMIAS 2.20 Então, lhes respondi: o Deus dos céus é quem nos dará bom êxito; nós, seus servos, nos disporemos e reedificaremos; vós, todavia, não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém

Leitura Bíblica em classe: Neemias 2.11-18


COMO  UM LÍDER DEVE SE COMPORTAR EM TEMPOS DE CRISE


1. UM LÍDER DEVE SER CONFIANTE NA EXECUÇÃO DE UMA OBRA

* Antes de tratar de qualquer crise tenha a mente preparada - Neemias 2.11 Cheguei a Jerusalém, onde estive três dias. Provérbios 14.29 O longânimo é grande em entendimento, mas o que é de espírito impaciente mostra a sua loucura.

* É preciso sempre conhecer a extensão da tarefa a enfrentar - Neemias 2.12 Então, à noite me levantei, e uns poucos homens, comigo; não declarei a ninguém o que o meu Deus me pusera no coração para eu fazer em Jerusalém. Não havia comigo animal algum, senão o que eu montava. Lucas 14.28 Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?

* Nunca se intimide em situações por mais graves que sejam - Neemias 2.13 De noite, saí pela Porta do Vale, para o lado da Fonte do Dragão e para a Porta do Monturo e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam assolados, cujas portas tinham sido consumidas pelo fogo. Hebreus 10.38 Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.

* Os obstáculos do caminho não impedem quem é determinado - Neemias 2.14 Passei à Porta da Fonte e ao açude do rei; mas não havia lugar por onde passasse o animal que eu Provérbios 24.10 Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena.

* Com muito trabalho toda ruína se reverte em nova esperança - Neemias 2.15 Subi à noite pelo ribeiro e contemplei ainda os muros; voltei, entrei pela Porta do Vale e tornei para casa. Provérbios 14.23 Em todo trabalho há proveito, mas ficar só em palavras leva à pobreza.

2. UM LÍDER DEVE TER CONSCIÊNCIA DA SUA RESPONSABILIDADE

* Todo projeto para ter sucesso só se expõe com reservas - Neemias 2.16 Não sabiam os magistrados aonde eu fora nem o que fazia, pois até aqui não havia eu declarado coisa alguma, nem aos judeus, nem aos sacerdotes, nem aos nobres, nem aos magistrados, nem aos mais que faziam a obra.

* Todo projeto para ter sucesso exige colaboração de todos - Neemias 2.17 Então, lhes disse: Estais vendo a miséria em que estamos, Jerusalém assolada, e as suas portas, queimadas; vinde, pois, reedifiquemos os muros de Jerusalém e deixemos de ser opróbrio. Filipenses 1.27 Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho.

3. UM LÍDER DEVE SER DETERMINADO EM CUMPRIR A SUA MISSÃO

Deve-se acreditar que Deus dá forças em toda realização - Neemias 2.18a... E lhes declarei como a boa mão do meu Deus estivera comigo e também as palavras que o rei me falara. Provérbios 16.3 Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.

* Deve-se motivar a todos para haver disposição unânime - Neemias 2.18b...Então, disseram: Disponhamo-nos e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a boa obra. Ageu 1.14 E o SENHOR suscitou o espírito de Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e o espírito de Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e o espírito de todo o restante do povo, e eles vieram, e fizeram a obra na casa do SENHOR dos Exércitos, seu Deus,

 

Obs: O esboço é elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição
Eu te ajudo com os estudos e você me ajuda com uma oferta.(isso é mais do que justo).  
Orem pelo meu ministério.
Pastor Adilson Guilhermel
http://www.pastorguilhermel.com.br/licao,biblica,.htm

Postar um comentário