traduza este blog

TV Dominical

O REINO DE DEUS ATRAVÉS DA IGREJA

     Lição 4 -

 

 ... Missão Integral da Igreja "Porque o Reino de Deus está entre vós | http://www.jornaldominical.j...texto Bíblico: "Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho" (Mt 11.5).

Leitura Bíblica em Classe: Lucas 17.20,21; Mateus 18.1-5; Marcos 10.42-45

 

O TRANSCEDENTAL REINO DE DEUS REVELADO POR CRISTO

 

1. AS CARACTERÍSTICAS DO REINO NO SENTIDO ESPIRITUAL

* O reino não vem com visível aparência, pois é formado em nosso interior - Lucas 17.20 - interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o Reino de DEUS, respondeu-lhes e disse: O Reino de DEUS não vem com aparência exterior. João 18.36 Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.

* O reino esteve entre os discípulos com Cristo agora Ele está dentro de nós - Lucas 17.21 - Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Porque eis que o Reino de DEUS está entre vós.  I Coríntios 6.19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

2. AS CARACTERÍSTICAS DO REINO NO SENTIDO APLICATIVO

* É um reino que condena a presunção da ambição pessoal - Mateus 18.1 - Naquela mesma hora, chega­ram os discípulos ao pé de JESUS, dizendo: Quem é o maior no Reino dos céus?  Marcos 10.40 Mas, o assentar-se à minha direita, ou à minha esquerda, não me pertence a mim concedê-lo, mas isso é para aqueles a quem está reservado.

* É um reino que comporta os que não lhe opõe resistência - Mateus 18.2 - E JESUS, chamando uma crian­ça, a pôs no meio deles   João 3.3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

* É um reino que exige uma mudança total de personalidade - Mateus 18.3 - e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus.  João 20.27 Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.

* É um reino em que a grandeza pessoal está na humildade - Mateus 18.4 - Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no Reino dos céus.  Filipenses 2.3 Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.

* É um reino que se alicerça com a prática do amor cristão -  Mateus 18.5 - E qualquer que receber em meu nome uma criança tal como esta a mim me recebe.  Filipenses 4.8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

3. AS CARACTERÍSTICAS DO REINO NO SENTIDO PRODUTIVO

* Esse reino não admite uma liderança que usa de tirania - Marcos 10.42 - Mas JESUS, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que Julgam ser príncipes das gentes delas se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade so­bre elas; I Pedro 5.2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;

* Esse reino não é para sermos servidos, mas para servirmos - Marcos 10,43 - mas entre vós não será assim; antes, qualquer que, entre vós, qui­ser ser grande será vosso serviçal.  João '2.26 Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.

* Esse reino é identificado pelo serviço prestado ao próximo - Marcos 10.44 - E qualquer que, dentre vós, quiser ser o primeiro será servo de todos. Lucas 22.26 Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve.

* Esse reino exige uma vida diária com a prática do altruísmo - Marcos 10.45 - Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. Mateus 5.16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.


 

O esboço é elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição.  

 
Pr Adilson Guilhermel
 
fonte

Postar um comentário